O Processo de Aprendizagem diz respeito à forma na qual percebemos de forma interna, como o conhecimento se manifesta em nossas vidas. Existem quatro níveis de percepção, e cada um representa o nosso nível de evolução quanto ao conhecimento e competências desenvolvidas.
O primeiro nível é o da Incompetência Inconsciente, nesse estágio, o indivíduo ainda não sabe que não sabe. Isso mesmo, não tem o conhecimento nem mesmo da existência de algo, vive em uma “ignorância feliz” (falta de conhecimento).
Quando nascemos, não sabemos ainda que precisamos aprender a andar um dia, quando começamos a interpretar as informações ao nosso redor e percebemos que todos andam, aí passamos à segunda fase, o segundo nível de aprendizagem.
O segundo nível de aprendizagem é conhecido como Incompetência Consciente, é quando você passa a ter conhecimento de que não sabe algo, e julga se é interessante aprender ou não. Nesse estágio você sabe que não sabe. Neste momento, o indivíduo começa a se sentir incomodado com essa situação e busca através do conhecimento e da prática, um estímulo para passar para a próxima fase, o terceiro nível de aprendizagem.
O terceiro nível de aprendizagem é o da Competência Consciente, nesse momento o indivíduo sabe que sabe conscientemente. Toda parte consciente de seu cérebro volta-se para a execução dessa tarefa. Um exemplo é quando você aprende a dirigir, quando a criança aprende a andar, quando você lê algo e se intera de um novo assunto (isso pode está acontecendo agora), e quando essa tarefa se torna fácil de ser executada, quase de forma automática, podemos dizer que estás evoluindo para o quarto nível.
O quarto e derradeiro nível do processo de aprendizagem, chamado de Competência Inconsciente, é quando o indivíduo nem sabe mais que sabe, aquela atividade torna-se inconsciente. A criança que no estágio anterior necessitava de muita atenção, combinar vários estímulos e movimentos para se equilibrar e continuar andando, agora anda sem perceber, o seu cérebro recebe as percepções do ambiente e joga estímulos para se movimentar automaticamente.
Outro exemplo interessante é o de dirigir, nessa fase, o motorista ou condutor se esquece de quantas vezes pisou na embreagem e trocou de marchas, seu caminho é traçado sem preocupações, as ruas a seguir, os locais de parada e aceleração tornam-se ações inconscientes e são realizadas com precisão.
Muito provavelmente, ao ler sobre os níveis de aprendizagem, você nem sabia que existiam, e estavam no primeiro nível, que é o da Incompetência Inconsciente. Ao começar a ler, passou ao segundo que é o da Incompetência Consciente, foi tomando conhecimento da existência do assunto, mas ainda não sabia como funcionava ao certo.
Ao entender como cada estágio acontece, passou ao da Competência Consciente. Caso comece a exercitar esse conhecimento, com a prática evoluirá ao quarto nível que é o da Competência Inconsciente, onde não mais é necessário ter a atenção voltada para esse conhecimento ao praticá-lo.
Daí a importância de nos mantermos antenados, o que pode me levar ao desconhecido? O que ainda é desconhecido pra mim? O que pode me motivar? Como devo proceder para me manter em evolução? Todas essas questões podem ser respondidas, uma vez que percebidas em que nível de aprendizagem pertence cada uma delas e o que faço para encontrar as respostas. Pense nisso...
Bruno Miranda, coach e palestrante
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